segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Maratona das Praias - 42km inesquecíveis

Estou muito feliz de ter ido a uma maratona, no estilo que mais gosto como vcs sabem, ou seja, prova “cascuda”, e por lá encontrar não somente um, nem dois, mas sim, vários amigos...todos correndo uma maratona!!!


Acordo 4h30 da manhã, passo em São Vicente para buscar o Davi, bóra pra Bertioga, encontramos a “galera” no caminho em plena Rio Santos e mais nada nos segura.... 42km a frente!


Certo nervosismo na largada (ainda bem, pois o dia que eu não sentir um friozinho na barriga antes de correr uma prova longa, sinal que é hora de parar), vontade de disparar, pois afinal todo mundo tava treinado que eu bem sei e pela mesma pessoa...rsss. Mas eu não podia esquecer do meu objetivo daqui uns 30 dias de correr a primeira ultra então não “deveria” me empolgar...

Enfim, larguei e pô??! Meus amigos todos ali juntos... acabei acompanhando as feras né?


Andersou Galindez, levinho...abriu na frente, Carlos e sua postura, dava gosto de ver, correndo fácil, foi um pouco mais a frente q nós, seguiu praticamente no mesmo ritmo, mas ele tava sobrando e seu tempo final extraordinário diz por si só, do meio da prova pra frente “sumiu”!!!

No outro “pelotão”, finalmente eu, falando merda, fazendo palhaçada achando q tava correndo prova de 10km, RS, culpa do Edu pé de frango que tava do meu lado e me inspira, Davi “curtindo” sua primeira maratona e nada parecia incomodá-lo também e Caio! mais calado, concentrado, sua marca, mas depois descontraiu, não tem jeito....rss. Passa a Larissa por nós e mostrei ao Caio e ao Edu. Tão vendo “aquela mina ali” com a camisa do Iron? Pois então. Fez um só e o tempo dela é melhor que o de nós 3!!! Rssss. Fera! Chegou em 5º geral feminino. Parabéns Larissa!


Meu batimento por volta de 160bpm (eu treinei até 150bpm...rs)...mas não poderia (nem queria) perder a Cia. Mas o juízo me chamou lá por volta do km 17~18 e resolvi tirar o pé... todo mundo abriu e eu fiquei.


No km 21 reencontrei o Davi que tava parado!! O que? Parado? Veio com um papo de dor, de desistir, e ai tentei explicar que prova longa vc quebra, volta, quebra de novo, volta, acelera, sprinta, quebra...rss. E de tanto falar ele me solta: e ai Stipa? E aquele Advil? Huauhauhauha Porra, ele reclamando de dor e eu falando, falando e esqueci de oferecer o Advil...kkk. Eu só queria que ele não desistisse e assim ele “NÃO” fez... seguiu em frente e foi embora...show de bola!


Antes de ir ainda me ajudou na hora que eu tava quase derrubando... andei uns 100m falando que tinha “derrubado” e ele mandava: “vamo Stipa” borá!! Valeu Davi!! Pois ali naquela hora tinha batido uma “deprê”, juntou os problemas particulares que eu to passando ( mas todo mundo tem né?) e a porrada psicológica bateu... caramba! Prova longa é preparo físico, tava sobrando, mas cabeça também, essa derrubando, ai a experiência apareceu!


Aquela praia deserta é sensacional, o fato de a ter conhecido, e a presença dos amigos, me ajudou a psicologicamente a “voltar”.


Voltei de boa e dentro da etapa de natação, kkk, ou seja, no “rio”, (explico: vários trechos da prova atravessávamos mini riachos, mas nessa a água era na altura do joelho!!!) enquanto estávamos “nadando”, passa por mim o Gian, que há muito eu não o via. Chamei e ele voltou “nadando”, me cumprimentou e seguiu em frente. Implorei a ele algo “salgado” pois eu tava com fome e ele não tinha...sem problemas. Fiquei sabendo ali no meio do “nado” que ele tava na sua primeira maratona também... parabéns Gian!! Começou na cascuda...as próximas serão mais fáceis!


Chegando na área onde rolando a travessia (essa sim de verdade, do Campeonato Paulista que tava rolando na praia do Indaiá), implorei por uma fruta para um povo numa barraca, e me deram uma goiaba!! Caraca!! Eu odeio goiaba!!! Mas eu tava morrendo de fome e me deram de bom grado. Agradeci e segui devorando a danada, se tinha bicho ou não nem vi!!! Matei a fome! Mais a frente 3 copos de gatorade mais Gel me deixaram bem de novo.


Reencontro o Davi, “me esperando”, coitado, era pra ele baixar o tempo da primeira maratona mas me esperou... rs

Seguimos uns 5km num “bom” ritmo, afinal fomos passando gente e mais gente. Brincávamos um pouco, falando baboseira, ele mais pois tava melhor e eu mais quieto. Lá na frente eu tava ali nos meus 150 bpm aprox. e ele podia mais. Pedi pra ele abrir e assim ele se mandou...ainda lembro da última frase: Vai meu camarada!!! Faltam 6 km pra tu virar um MARATONISTA!!

Continuei ali no meu ritmo de ultra, devagar e sempre, mas feliz, pois como da galera eu era o último e não vi ninguém pelo caminho tinha a certeza de reencontrar todos na chegada com suas medalhas!!! O primeiro que vi não foi nenhum dos que estavam correndo, mas não tão menos importante. Grande Léo!!! Que força! Que garra!! Que motivação ele passou, antes e depois da prova! Não tem preço... já do Iron eu tava devendo essa pra ele, agora então! Obrigado mestre!


É isso ai meus amigos, assim finalizei minha 9ª maratona! 6 oficiais e 3 no Iron.

Consegui fazer o último km forte acelerando em relação aos últimos, sinal que posso fazer Bertioga Maresias, pois sobrou “gás” ainda... a prova assustou um pouco. Talvez pelas dificuldades ou talvez pelo fato de não conseguir recuperar a tempo. Não importa. A cabeça tá pronta pra 17 de outubro. Vou largar ali mesmo no forte Bertioga e vou chegar chorando em Maresias. Pode ter certeza!! Já vou começar a lavar a pista com lágrimas no topo da serra de Maresias...eu prometo!

Enfim, aqui finalizo mais um “livro”. Agradecendo e parabenizando de coração:

- ao mestre Edney, pelas planilhas (nem sempre seguidas) ou quando seguidas, extrapoladas (só nos longos ta? rsss)

- ao mestre Léo, pela força mencionada acima e pela presença no dia

- ao Davi, companheiro antes, durante e depois da prova. Ajudei? Sim, mas recebi muito mais em troca! Valeu irmão! Vc é um maratonista!!! E fica longe do site da Cia de Eventos pois do jeito que está vc se inscreve na categoria Survivors!!

- ao Edu pé de frango, pela presença, pelas brincadeiras na prova, (na placa de 5km olhei pra ele e disse: irmão, faltam 70km), não sei se ele riu pela piada ou de desespero ....kkk. E agradeço também por não me fazer sentir um louco isolado no mundo pela loucura ainda maior que está por vir!

- ao Caio, irmão, também pela presença e companheirismo de sempre

- ao Carlos, que mostrou como deve ser feita essa prova, exemplo de prova bem feita, cadenciada. Parabéns pelo resultado merecido!

- ao Anderson por mais uma maratona completada e que se quiser e não saiu tão assustado dessa ainda, se inscreve na Bertioga Maresias!!!

- a Craudinha!!!, pelo excelente tempo e resultado na Meia Maratona!!

- ao Gian, o qual não via faz tempo, que gostava de correr, e agora o vejo fechando a primeira maratona. Sensacional, parabéns!

- a Larissa, pelo resultado e por ser mais uma na rela Iron 2010, nos mostrando sua garra.


Amo vcs meus amigos!!




Da esquerda para direita:
Larissa, eu, Carlos, Caio, Edu, Anderson e Davi
Abaixado, o Léo
(o Léo só tá abaixado pq não correu, pois ali na foto tava todo mundo "morrendo", olha o povo de fundo jogado no chão...huahuauha)

8 comentários:

  1. Essa é uma prova que todo corredor quer ter no currículo, 42km não é pra qualquer um, hein... e está nos meus planos!
    Quanto aos problemas particulares (e eles insistem em aparecer...) o importante é não priorizá-los e deixar os treinos pra trás (só preciso de alguém que ajude a enfiar isso na minha cabeça, tá difícil...hehe).
    Parabéns, vc é campeão!
    Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Perdi o fôlego só de ler... os meus esforços continuam sendo o de levantar copos.. rs
    Parabéns meu irmãozinho desnaturado (kkkkkk)
    Bom treinamento pra aquela serrinha cruel em outubro, tu vai precisar.

    ResponderExcluir
  3. Olá leandro,
    Parabéns por mais esta, e eu posso dizer "linda prova", que não tenho dúvidas já se transformou em imperdível! Valeu pela garra! 42km é pra feras!
    Saí logo cêdo pro meu treino matinal, cheguei local da prova minutos antes e assisti a largada. Foi de emocionar, etâ clima bom!
    Boa sorte no próximo desafio!
    Abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Espetacular o seu relato, Leandro! Parabéns pela conclusão dessa prova realmente inesquecível e pelo currículo pra lá de bacana. Nove maratonas, ainda mais com três fazendo parte do Ironman, é de se aplaudir de pé!

    Obrigado pela visita e por conferir o meu relato da prova também. Ainda estou começando, não peguei bem o jeito de fazer uma maratona bem-feita, mas, desistir jamais, vou continuar tentando... e contando as minhas histórias, sempre.

    Vou colocar um link para o seu blog lá no meu arquivo de corridas, ok?

    Grande abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  5. só tenho amigo doido mesmo rsss
    parabéns IRON ... rumo a 2010

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu relato... Também treino com o pessoal da Iron Life e mesmo com todas as dificuldades que vc descreveu, fiquei com vontade de fazer essa prova um dia. Parabéns pela prova e boa sorte em seus próximos desafios.

    ResponderExcluir
  7. Fáááála, Stipa... Beleza, irmão?

    Cara, show de bola seu relato! Fidelidade irretocável ao que ocorreu. Parabéns pela narrativa - e, obviamente, pela prova também, rs!

    Ah, sim, obviamente devo tornar público meu agradecimento pela força na prova - assim como você tornou pública (e possível, rs!) minha participação nela (rs!)... Se não fosse seu "puxão de orelha" (quando minha perna rasgava de dor bem na contusão que tive há tempos), provavelmente eu não teria concluído minha primeira maratona. Depois da bronca, a corrida ficou até "fácil", rs!

    Aliás, dizem que "a primeira a gente nunca esquece", né? Pois é... Essa, com certeza, ficará bem viva na memória, rs...

    Valeu, guerreiro! Agora, 'bora pra Survivors (75km solo!), rs!!

    Abração e até!

    ResponderExcluir
  8. Olá, amigo! Primeiramente parabéns por completar mais esta etapa! Pretendo realizar minha 1ª maratona no ano que vem, em Sampa, e tenho "medo" de acontecer o mesmo que aconteceu com você, fazer 1, 2, 3, 4... e não parar mais! hehehe
    Estou te deixando este recado porque é bem provável que a gente se encontre (ou até já tenhamos nos esbarrado) em alguma prova aí pela baixada, pois minha esposa tem familiares na Praia Grande, no Balneário Esmeralda, conhece?

    Este ano já participei de 2 etapas do Circuito das Praias e talvez corra em mais uma ou duas até Dezembro. A gente se encontra um dia desses...

    Abraço,
    Kleber RG - http://kleber-rg-runner.blogspot.com/

    ResponderExcluir