terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bertioga Maresias 2013 - Relato e Agradecimento

Enfim, vou escrever meu relato e injusto agradecimento. Oras, como assim, já começo dizendo que será injusto? Porque, com certeza, esquecerei de alguém tamanha foram as manifestações de carinho e apoio. Tudo começou com um bendito post que o Edney colocou avisando que eu estava precisando de ajuda. Pra que ele fez isso? Começou uma onda, um movimento, uma manifestação desenfreada de apoios, que eu cheguei a me perguntar. O que está acontecendo? Bobo eu, não ter percebido que eu não pertencia mais a uma Assessoria Esportiva e sim, a uma família. A Família Ironlife unida viu que um dos mais velhinhos membros (só perco pro Alceu em tempo de Assessoria, rs) tava na solo, solo, com o perdão do trocadilho. Solo pois minha esposa que sempre acompanha teve que ficar em casa com as crianças, pois o percurso e a prova exigem muito tempo e preparo até mesmo para quem acompanha. O João, por exemplo, queria tanto me ajudar que chegou a propor de esconder uma garrafa de Coca em algum lugar do percurso. Que maravilha, mas não deixei pois a logística é complicada e agora que ele fez a prova sabe bem disso. Mas o que vale é a intenção e João, obrigado, vc é o cara, Floripa 2014 é sua! Acordei às 3h30m da manhã em Praia Grande e parti para Bertioga, pois largávamos às 6h15. Encontrei monstros e mais monstros sagrados do triatlhon e das ultras na largada ( Ariovaldo Branco - Padary, Joka, Mosquito, Yan, Marcos Masseran, Roberto Melchior, Chinarelli ) etc ... Deixei minha mochila com a equipe do Yan e bora pra largada. Só queria fazer uma boa prova em ritmo de treino para os 217km da BR 135. O astro-rei deu o ar da graça e partimos. Lindo amanhecer de um lindo dia, cujas emoções estavam na flor da pele e iriam brotar ainda mais. Logo após largar ainda deu tempo de ver e escutar o incentivo dos primeiros trios da Ironlife que estavam chegando para a sua largada. Os Octetos ainda estavam longe, na balsa, na estrada, sei lá, pois largariam mais tarde ... Fui curtindo a prova, Praia do Indaiá, PC 1 vazio ainda, Riviera .... e no PC 2 encontrei Gaúcho e Marcos que me ajudam rapidamente e sigo em frente. Passo a bela e deserta praia de Itaguaré (sim, praia deserta ainda existe), entrei no single track estreito e enlameado, carregando o pé de lama, mas como Nosso Papai do céu monta tudo perfeito, ao final da trilha existia uma enorme poça, gigantesca que ao entrarmos nela e sair do outro lado, quase na Rio Santos, o pé saiu lavadinho, limpinho. Até o km 20 fui super bem, forte até para o que eu treinei e para o que eu poderia, mas daí pra frente fui no passo do "elefantinho", literalmente falando, rs. PC 3 deserto de Ironlife... pois já estavam no PC 4. Lá encontro Cacá Viana (Ironman, vizinho meu, e que eu não conhecia pessoalmente, só pelo face, é mole? rs ) aparece e me ajuda com uma bananinha, foi o que aceitei, pois ele tava carregado. Depois encontro Fabio, esse monstro que ajuda a todos nas provas, me da aquele incentivo e sigo em frente. Fabio, vc sim é exemplo de dedicação e força, viu?! Como eu digo nos treinos, se vc não ganhar como aluno do ano da Ironlie eu peço as contas...rs. Na estrada passa um pelote do pedal e com ele o sempre grito de incentivo do Blade: (é pentaaaaaa). Na volta deles presto minhas reverencias, rs, e sigo em frente. Passa o Marcos, fazendo um vídeo dizendo que ano que vem é a vez dele no solo. Deixei registrado um recado para a Bilú/Ana lembrar disso e fazê-lo se inscrever. Sigo, passa Silvinha ( que deveria estar na solo, rs, mas enfim, minha homenagem a você aqui, independente do tamanho será sempre injusta!). Vejo o Tiago, sobrinho do Mosquito e entro no trecho mais "chato" da prova, os 14km de Boracéia. Nele Felipe me liga dando incentivo, havíamos combinado que se a logistica permitisse ele iria correr comigo esse trecho. Sei que não deu, mas coincidência ou não vc me liga bem ali e na hora crítica. Valeu Kabeça!!! Chegando ao PC 5, encontro com o Marcão, que me oferece uma mega ajuda, pega o meu Camel Back, enquanto vou lá no PC e volto. Finalmente encontro Edney, gritando "meu Pedreiro Favorito, finalmente te encontrei" e aí, meus amigos, não tem jeito, é meu ombro amigo, é f... tudo que eu faço com ele e depois de tudo que treinei/passei para chegar na prova, ao vê-lo, advinhem? Desabo no choro. Choro compulsivo... lavando a alma, a grama, a pista, tudo! Aliviado ele me manda um mega coquetel de suplementos, Advil, até Pedialite (remédio para diarréia infantil tinha...huahuauhahua). Logo depois Marcão me entrega 2,5 lts de água geladinha (valeu Marcão, essa durou até a chegada), continuo e mais lágrimas pois encontro o campeão do choro, Luciano Inácio, ultra campeão do Ironman Ironlife 2013!! Meu parceiraço! Sigo em frente, recebo a ligação do Ronaldo dizendo que vai me encontrar mais a frente. Penso: meu Deus será que essa ajuda vai cair do céu? Logo agora que vem o verdadeiro "início" da prova? Sim, pois a partir daí começam os trechos duros de areias fofas e subidas. Primeira parede e a vista mais bela da prova em Barra do Una, desço, chego em Juquehy, areia fofa, água das ondas nas canelas, enchendo os pés de areia e começam os fantasmas a me atacarem (pra quem não sabe, a única vez que desisti de uma prova foi nessa mesma e nesse trecho de areia de Juquehy). Eu ali na luta com os diabinhos quando o anjo surge. Me considero uma pessoa protegida e o Cara lá de cima, enviou sua ajuda. Nome da ajuda: Ronaldo Santos. Ele ali plantado no meio da areia fofa com sua bike na mão dizendo: e aí Stiiipa, não falei que eu vinha? Só não vim antes pois fui dar uma ajudinha ali para as meninas? (Ajudinha? Mais tarde venho a saber que ele foi monstro ajudando a todas elas). Começam os perrengues de dores, areia no tênis, e no PC 6 de Juquehy reencontramos a galera dos trios, mas as meninas ainda não haviam passado. Ronaldo começa a se transformar no diferencial que viria a ser o porque de eu conseguir fechar. Incentivo atrás de incentivo. Na parede de Juquehy, buscou água nos carros dos outros para que eu pudesse lavar os pés carregados de areia e continuar. Correndo, conversamos sobre tudo, curtindo o mais difícil, mas tambem mais bonito, trecho da prova. Belas paisagens, belas praias, passamos por uma rave nas areias, cheiro de maconha absurdo, rs, cruzamos outros Solos Survivors, e o Ronaldo ali, sempre firme e forte, hora correndo, hora pedalando, hora nenhuma desanimando!!! Lembro de passar carro da Ironlife com a Bilu perguntando se eu queria alguma coisa e eu respondo: Quero sim, quero chegar!!! rs Saio de Juquehy e passa a Mari, voando baixo, gritamos para ela... líder moooonstra!!! Mereceu cada glória da prova. Obrigado Mari. Pequenas palavras de incentivo sua nos treinos fizeram muita diferença. Vem Barra do Sahy, vento a favor e o pace melhora. Vem Cambury e o coração começa a bater mais forte, pois o fim vem se aproximando e ai o que acontece? Os octetos da Ironlife nos encontram... com aproximadamente 60~65km de prova. Aí meus amigos, desculpem o termo, mais foi FOD.....AAAA!!! O pessoal na Van gritando, megafone, buzina, desceram pra tirar foto, filmar, ofereceram de tudo, água, fruta, Gatorade. Cruzo o PC 7, último, mais uma subida e passa o moooonstro do Rogério Amante, gritando incentivando, tú é o cara, tem muito futuro ainda e quero estar presente em cada glória sua viu? Vc merece!!! Descida e chegamos em Boiçucanga, aí meus amigos.... porrada de UFC na emoção. Outra pra ficar na história. Encosta o carro com Marcão, Carina, Mari, etc... Ficam incentivando e tal, até aí já ótimo, mas não, família Ironlife é incansável. Sabe o que aprontam? Colocam a música da vitória do Senna, desabo no choro novamente e tento me concentrar para não explodir na emoção. Obrigado, obrigado, obrigado. Chega a tão famigerada, temida, monstruosa, dificílima Serra de Maresias. Decido ir caminhando, para poder chegar. Vamos subindo, Ronaldo monta na bike e diz: Stiiipa, vou subir sem tirar o pé do pedal. Meu Deus, ele tava com o pé solto, não como nós no triatlhon que pedalamos com o pé preso e fica mais fácil, não, ele tava solto. E assim foi até o final da subida, não parou de falar, não pos o pé no chão e não parou de incentivar um instante sequer. A mim, e a TODOS, eu disse TODOS que passamos ou nos passaram. Mais emoção: passa a outra Van dos octetos da Ironlife, mais gritos, incentivos, rolou um Gatorade e se não fosse a subida (que é dificil até para os carros) eu sei que eles teriam parado e descido todos! Tomei um pouco desse Gatorade, o Ronaldo idem e ao sobrar, ele me pergunta se quero mais, eu negando ele pega e acelera o pedal alcançando outra mulher do solo que tava bem mal e oferece pra ela, MOOOOOONNSSSTROOOO da solidariedade!!! Vem chegando o final da serra, ele começa a comemorar por mim, na falta da música da vitória, ele cantarolava: pã pã pã pã!!! Consegui segurar a onda pois comecei uma briga interna com o relógio, queria fazer abaixo das 10 horas, faltavam uns 15 min ainda... Vai dar tempo? Não dá? Desce, desce, desce, e não termina nunca, chegando na praia uns staffs mal informados avisam que falta mais 1,5km, fiquei meio chateado pois faltando 6 min. para o fim não bateria a meta de 10hrs. Staffs errados!!! Faltava muito menos, graças a Deus. A linha de chegada se aproxima, (inspiiira, respira pra poder escrever...) . ufa! Uma multidão de verde e rosa surge, começam os gritos, bato na mão do Ronaldo, agradeço e disparo num sprint louco em pleno areião, empurrado por uma onda de extase e jubilo de satisfação, gritos e alegria!!! Cruzei em 9h59m!!!! Lembro do Rogerio puxando minha mão com o chip para registrar o tempo e depois todo mundo pulando. Minha 3ª ultramaratona finalizada!! Começa uma enorme festa nas areias de Maresias!!! Família Ironlife emocionada, com o pódio dos meninos, com o pódio das meninas, com a superação da Ana, com a estréia de muitos nas distancias, nos revezamentos, com suas metas pessoais cumpridas e com o que eu e o Ronaldo fizemos!!! Festa completa!!! Tomamos conta do pódio, todos nos olhavam, Edney e Leo se abraçaram, choraram e acho que caiu a ficha do que eles criaram!!! Obrigado a todos!! Desculpem não mencionar todo mundo, mas foi lindo demais e inesquecível, demais, para toda a vida ... alunos da Ironlife que fizeram a 2ª etapa de Bertioga Maresias: Voces estão no meu coração e na minha memória para TODO O SEMPRE. Linda geração essa. O mais puro e belo exemplo de companherismo e amizade foi dado a cada PC, a cada revezamento, a cada subida, a cada areião. Limpo minha lágrimas nesse momento e finalizo esse relato. Até a próxima... BR 135... VEM AÍ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário